Notícias

Inchado? A infusão de hortelã pode ajudar

Adeus inchaço: confira quatro dicas para amenizar o desconforto no estômago

Caso o seu problema esteja relacionado com má digestão, uma boa dica é recorrer às frutas cítricas

Adeus inchaço: confira quatro dicas para amenizar o desconforto no estômago

Sabe aquela sensação de inchaço? ela pode ser causada por vários fatores como hábitos alimentares pouco saudáveis e rotina estressante por exemplo. Pensando nisso, a Taeq separou quatro dicas para ajudar a aliviar o desconforto. Confira:

Prepare chá de macela, que possui propriedades digestivas

A melhor forma de aliviar desconforto no estômago, sem dúvida, é apostando no chá. Existem diversas plantas e ervas medicinais com potencial terapêutico que ajudam a tratar esse tipo de problema. A marcela, por exemplo, é uma erva rica em propriedades anti-inflamatórias, digestivas, calmantes e ajuda a amenizar os sintomas do estômago inchado.

Outros chás que amenizam dores e inchaços no estômago: erva-doce, erva-cidreira, hortelã, boldo e tomilho.

Consuma frutas cítricas que auxiliam na digestão

Caso o seu problema esteja relacionado com má digestão, uma boa dica é recorrer às frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi e acerola). Elas estimulam a produção de suco gástrico, auxiliando no processo de digestão e evitando o surgimento de gases, por exemplo. No entanto, caso a pessoa sofra com gastrite (inflamação no estômago), não é recomendável consumir essas frutas, pois elas podem aumentar a acidez do meio e prejudicar o tratamento.

Invista nos probióticos a longo prazo

Para manter a saúde do sistema digestório a longo prazo, a nossa sugestão é investir nos probióticos – bactérias “do bem” que auxiliam na digestão, evitam problemas no intestino e combatem a azia. Alimentos como kefir, kombucha, iogurte natural, queijo cottage e azeitona são fontes de probióticos e merecem fazer parte da dieta. Vale destacar que pessoas que consomem probióticos no dia a dia não costumam enfrentar problemas relacionados ao trato digestivo – ou seja, tudo é uma questão de hábito!

Lembre-se de comer devagar e manter hábitos alimentares saudáveis

Outra dica importante, mas que muita gente esquece  é lembrar de comer com calma, mastigando bem os alimentos. Apesar de parecer algo simples, isso faz toda a diferença para o bem-estar do sistema digestório. Quando comemos rápido demais, a mastigação fica comprometida, o que resulta na sensação de estômago inchado e azia. Isso porque, quando os alimentos não são bem mastigados, o trânsito intestinal fica mais lento, causando gases e desconfortos.

Além disso, é importante destacar que bons hábitos alimentares são fundamentais para garantir a saúde do estômago. Alimentos processados e gordurosos (como biscoitos recheados, pipocas de micro-ondas, congelados, margarina e frituras) tendem a sobrecarregar o estômago, causam gases e inchaço. 

Para evitar esse tipo de problema, a nossa sugestão é apostar em alimentos naturais como frutas, legumes, verduras e leguminosas (lembrando que feijão, lentilha e outros grãos devem ser deixados de molho antes do preparo, para eliminar os antinutrientes que costumam causar gases). 

8 Chás naturais para inchaço abdominal

Estes chás de ervas são excelentes remédios caseiros que ajudarão você a lidar com inchaço e gases.

8 Chás naturais para inchaço abdominal

 Um inchaço na barriga pode estragar o dia de qualquer pessoa. Infelizmente, é um sintoma muito comum, com até 30% da população sofrendo desse inchaço.

Uma variedade de remédios naturais direcionados a esse assunto desconfortável, particularmente chás de ervas, foram usados em muitas tradições medicinais em todo o mundo por séculos, se não milênios. Mais recentemente, a pesquisa científica alcançou muitos desses fitoterápicos com o objetivo de comprovar sua eficácia em um ambiente científico.

As 8 ervas a seguir podem ser facilmente transformadas em chá em sua própria casa, e a vantagem está na sua acessibilidade e facilidade de preparações. E além disso, muitos desses chás são simplesmente deliciosos e qualquer um gostaria de beber todos os dias.

O chá de camomila é feito de flores secas de camomila preparadas em água quente. A planta pertence à família das margaridas, tendo as pétalas brancas e um disco amarelo brilhante no meio. Tradicionalmente, a camomila é amplamente usada para tratar muitas doenças digestivas: • Gases • Diarreia • Náusea • Indigestão • Vômito • Úlceras.

A pesquisa sugere que a camomila tem propriedades antibacterianas, impedindo o crescimento de bactérias associadas a úlceras e inchaço. Além disso, as flores da planta contêm flavonoides, conhecidos por suas propriedades antioxidantes potentes.

É por isso que é importante comprar chá de camomila de alta qualidade que contenha principalmente flores, e não as folhas ou caules da planta.

O chá de camomila tem um aroma e sabor agradável e levemente adocicado, e pode ser facilmente preparado com uma colher de sopa de camomila seca em 1 xícara (240 ml) de água quente por 10 minutos.

Esta planta pode ser facilmente confundida com hortelã, pois pertence à família das mentas, mas é ligeiramente diferente, pois tem um suave sabor e aroma de limão. A Agência Europeia de Medicamentos reconhece a potência desta planta para aliviar gases e inchaço, bem como outros problemas digestivos leves.

Isso coincide com o uso tradicional da planta, valorizado por sua capacidade de tratar uma variedade de sintomas digestivos. Muito parecido com hortelã, o chá de erva-cidreira geralmente contém as folhas da planta, geralmente vendidas em forma seca. A preparação é idêntica à do chá de camomila.

Se você tem esta barriga, não é devido ao excesso de peso!

Termos médicos cujo significado é preciso saber

Você sofre de inchaço no corpo? Utilize essas formas naturais!

Como enfrentar o fim de uma amizade

Esta planta verde é amplamente utilizada pelos seres humanos, embora seja principalmente associada à preparação do drink absinto ou para decorar o jardim. O que você pode não saber é que as folhas desta planta foram usadas durante séculos para preparar um chá amargo capaz de tratar a indigestão.

Um estudo de 2015 relatou que apenas 1 grama de pó de absinto seco é capaz de prevenir ou aliviar a indigestão, causando a liberação de sucos digestivos. Assim, da mesma forma que a raiz genciana, os amargos no absinto também podem ajudar no inchaço.

Outro estudo também sugeriu que o absinto pode conter propriedades antiparasitárias, o que também pode ser a causa por trás do inchaço. Tenha em mente, que você deve evitar o absinto durante a gravidez, como um composto de absinto chamado tujona pode gerar contrações uterinas.

Em termos de preparação, o chá de absinto amargo é melhor complementado por limão e mel. Apenas 1 colher de chá (1,5 gramas) da erva seca será suficiente para preparar uma xícara de chá, e só é necessário prepará-la por 5 minutos em água quente.

Esta planta está intimamente relacionada ao salsão e tem sido usada na medicina chinesa há muito tempo, mas lá é conhecida sob o nome de “dong quai”. Na medicina tradicional da Áustria, as raízes da planta são usadas para tratar uma variedade de doenças do trato gastrointestinal.

Pesquisas confirmam alguns desses usos, já que tem sido sugerido que ele pode aliviar a prisão de ventre e o inchaço. O uso da raiz durante a gravidez ainda está em questão. A raiz é geralmente vendida seca ou em pó, e tem um sabor amargo.

Adicione cerca de 1 colher de chá da raiz em um copo de água por 5 minutos para preparar o chá.

A raiz de genciana é menos conhecida do que as ervas anteriores na lista, e cresce em toda a Europa. Tradicionalmente, a raiz desta planta era usada em preparações medicinais que tinham como alvo problemas de inchaço, gases e similares.

Sabe-se que a raiz de genciana contém compostos de plantas amargas, como iridoides e flavonoides. Além do seu potencial antioxidante, estes compostos estimulam a digestão, que também pode ajudar a aliviar o inchaço.

Em termos de sabor, o chá de genciana pura é bastante amargo, razão pela qual é geralmente vendido ou misturado com outras ervas, como a camomila, bem como mel.

Preparação: Adicione ¼ – ½ colher de chá (1-2 gramas) de pó de raiz de genciana seca a uma xícara de água quente e deixe em infusão por 10 minutos.

Você provavelmente vai reconhecer as raízes grossas da planta de gengibre, mas você pode não saber que elas têm sido usadas na medicina tradicional para tratar problemas estomacais desde o início da humanidade.

Estudos apoiam o uso do gengibre, mostrando que ele pode aliviar a náusea, e outro sugerindo que os suplementos de gengibre ajudam na digestão, reduzem a dor intestinal e cólicas, aliviam o inchaço e gases. Este milagreiro pode ser preparado sozinho ou combinado com limão, mel e outras ervas.

Se você estiver usando gengibre seco, apenas ¼ – ½ colher de chá será suficiente para preparar uma xícara de chá de gengibre. Deixe em infusão na água por 5 minutos. Se você estiver trabalhando com gengibre fresco, cerca de 1 colher de sopa da raiz finamente fatiada será suficiente para fazer uma xícara de chá de gengibre, mas tenha em mente que o gengibre fresco demora mais tempo para fermentar, em torno de 10 minutos.

Esta erva não precisa de introdução, pois a maioria de nós está familiarizada com o seu cheiro e sabor refrescantes. Além de ser usada em goma, mojitos e chocolates, a hortelã-pimenta é um tratamento reconhecido de doenças digestivas na medicina tradicional.

A hortelã-pimenta é capaz de relaxar espasmos no intestino, o que pode aliviar o inchaço e a dor abdominal. Também contém flavonoides, o que pode reduzir o inchaço. Para fazer chá de hortelã, você pode usar a variedade pré-embalada. Alternativamente, use 1 colher de sopa de folhas secas de hortelã ou 3 colheres de sopa de folhas frescas para fazer uma xícara de chá. Deixe o chá em água quente por 10 minutos antes de beber.

O funcho, ou erva-doce, é um ingrediente muito popular na culinária, com as sementes e as raízes da planta sendo usadas para diferentes propósitos. A planta é muito aromática e tem sabor e sabor agradável. Tradicionalmente, as sementes de erva-doce são usadas para combater a dor abdominal, prisão de ventre, inchaço e gases.

Um estudo realizado em pacientes idosos mostrou que os indivíduos que sofrem de constipação intestinal crônica, e que bebiam uma porção de chá de ervas com erva-doce diariamente tiveram mais 4 movimentos intestinais do que o grupo controle em apenas 28 dias. A constipação é uma das principais causas de inchaço, e melhorar esta condição geralmente também fará com que o inchaço desapareça.

Outro estudo mostrou que o funcho pode prevenir úlceras, que é outro fator de risco para o inchaço crônico.

Além de seu valor medicinal, o chá de erva-doce é bastante agradável ao paladar. Para preparar, use 1-2 colheres de chá de sementes de erva-doce moídas e coloque-as por 10-15 minutos em um copo de água quente.

Fonte: healthline  

Termos médicos cujo significado é preciso saber

Você já ouviu um médico, leu um artigo médico ou mesmo uma receita e ficou sem entender todas aquelas palavras em latim e abreviações? Neste artigo, você irá aprender algumas delas. Confira!

Dicas úteis para aliviar a flatulência

Sofre de flatulência? Aqui estão algumas maneiras simples, mas eficazes para a controlá-la.

Você sofre de inchaço no corpo? Utilize essas formas naturais!

Membros inchados são dolorosos e difíceis de lidar. Aqui estão 6 métodos naturais que amenizam e combatem inchaços em seus pés, tornozelos e pernas.

Você não precisa mais sofrer com a barriga inchada! Veja!

Essas 7 massagens simples lhe ajudarão a se livrar de uma barriga inchada! Confira quais são!

Se você tem esta barriga, não é devido ao excesso de peso!

Este guia explica o que causa o crescimento indesejado ao redor da cintura e como ajudá-lo a resolver este problema!

O que vem primeiro: escovar os dentes ou café da manhã?

A ordem em que você toma o café da manhã é importante porque pode estar prejudicando os dentes …

Essas imagens são como uma viagem grátis pelo mundo

Do Vietnã à Suíça e além, essas fotografias impressionantes o levarão em uma viagem gratuita por alguns dos pontos de referência mais bonitos do mundo.

10 Locais imperdíveis na Sicília, Itália

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo e um rico patrimônio que está esperando para ser descoberto. Continue lendo para descobrir os 10 melhores lugares para visitar por lá!

O que você conhece sobre ciências?

Que tal pôr à prova seus conhecimentos científicos? Afinal, o que você não sabe, ficará sabendo, não é? Vamos lá!

Em que idioma está esta frase?

Você consegue acertar quais são os seguintes idiomas a partir de apenas uma frase? Experimente!

O que você sabe sobre democracia?

O que é democracia e de onde ela vem? Quais seus princípios fundamentais? Faça nosso teste e aprenda!

A sua dor muscular é um sinal de algo MAIS sério?

Quando você deve começar a se preocupar com as dores musculares e de quais problemas de saúde graves elas podem ser sintomas?

Você não precisa tomar uma chuveirada diariamente

Se você não toma banho diariamente, não há motivo para ficar constrangido. Na verdade, pode ser a escolha mais saudável.

Sintomas de Covid Prolongada: o que é isso?

Você já ouviu falar do termo ‘COVID prolongada’?Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre essa condição única.

Bactérias e Vírus: Qual a Diferença?

Você sabe dizer a diferença entre vírus e bactérias? Em tempos de pandemia, é importante entender direito a diferença entre os dois para proteger a saúde!

Erros a serem evitados ao usarmos a máscara

Vejamos a seguir alguns dos erros comuns que você pode cometer ao usar sua máscara. Continue lendo para descobrir por que esses erros bobos devem ser evitados.

Fatos sobre o sono que você talvez não saiba

Aqui estão alguns fatos para você se familiarizar melhor com o visitante noturno, o João Pestana, também conhecido como Morfeu, o sono.

8 Ótimas razões para comer mais alho-poró

O alho-poró pode ser uma adição maravilhosa a muitos tipos diferentes de sopas ou refogados, mas você sabia que eles são realmente portadores de vários benefícios à saúde e propriedades curativas? Veja aqui!

Ataque cardíaco silencioso: Sintomas e Tratamento

Veja como você pode reconhecer um ataque cardíaco silencioso e reagir de acordo!

8 ideias erradas sobre artrite e dores nas articulações

Infelizmente, há muita desinformação sobre dores nas articulações e artrite. Esses mitos são extremamente prejudiciais para quem sofre dessas doenças.

A incrível história dos banheiros

Foi um longo caminho desde que a humanidade começou a inventar maneiras de tornar mais prático, higiênico e confortável o ato de usar o banheiro. Veja aqui!

Você sabe o que é TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)?

O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença que acomete muitas pessoas e nem sempre é compreendida de forma correta. Veja!

Aprenda a relaxar seus olhos com 10 exercícios fáceis

Você já piscou, já esfregou, mas seus olhos não param de incomodar. Bem, antes de pegar mais um frasco de colírio, por que não experimentar esses exercícios para aliviar o estresse dos seus olhos?

Conheça o seu sistema nervoso

Você já se perguntou como funciona o sistema nervoso? E por que ele é tão importante? Que tal olhar para dentro de você e descobrir o que ele está fazendo e como?

8 grandes benefícios do ciclismo para os idosos

Andar de bicicleta tem muitos benefícios maravilhosos para a saúde dos adultos mais velhos, incluindo retardar o processo de envelhecimento. Vamos descobrir mais.

5 Mitos sobre antibióticos que devemos eliminar

Para obter o máximo do tratamento com antibióticos de forma segura e correta, devemos desmascarar esses mitos e conceitos errôneos comuns sobre esse importante medicamento.

Dicas úteis para aliviar a flatulência

Sofre de flatulência? Aqui estão algumas maneiras simples, mas eficazes para a controlá-la.

Leite: afinal de contas, faz bem ou faz mal?

Será que devemos tirar o leite da nossa vida? A resposta está nesta entrevista com a Nutricionista Desire Coelho, Doutora em Ciências, Mestre em Educação Física e Especialista em Transtornos Alimentares.

O fim da pandemia está à vista? Boas notícias de Israel

De acordo com um novo estudo, os casos de Covid-19 caíram drasticamente entre aqueles que foram vacinados em Israel. Esses resultados anunciam o início do fim da pandemia?

Cuidado ao dar descarga em banheiros públicos!

Pesquisadores suspeitam há muito tempo que é possível contraírmos certas doenças através de vapores e minúsculos respingos após dar a descarga em um banheiro contaminado. Confira!

7 hábitos matinais enganosos que só parecem benéficos

Vários hábitos matinais aparentemente benéficos podem estar esgotando sua energia e tornando seu dia mais estressante. Aqui estão 7 desses rituais matinais enganosos.

Demência e Mal de Alzheimer – qual a diferença?

Existe diferença entre demência e Mal de Alzheimer? Veja aqui o que o respeitado e querido médico Dráuzio Varella tem a explicar sobre esse assunto tão importante. Confira.

5 Benefícios de um banho antes de dormir

Você evita tomar banho à noite? Talvez você não deva. Leia este artigo para descobrir o porquê.

Mitos sobre a demência que devem ser esclarecidos

Neste artigo, tentamos destruir alguns dos mitos comuns que cercam a demência. Confira!

Andar descalço faz muito bem!

Você sabia que algo tão simples como andar descalço pode aumentar a vitalidade e prevenir inúmeras doenças?

Câncer colorretal – preste atenção nestes 7 sinais!

Dê uma olhada nos sinais e sintomas do câncer de cólon que você não deve ignorar!

NÃO acredite nesses mitos sobre a vacina para Covid-19

O medo dos potenciais efeitos colaterais e da vacina COVID-19 começou a se espalhar a um ritmo alarmante. É hora de desmascarar esses mitos.

Quais medicamentos expirados ainda são seguros?

Certos tipos de medicamentos ainda podem ser consumidos até 40 anos após a data de validade. Descubra quais são.

Por que as mulheres devem fazer refeições leves à noite

Saiba por que as mulheres se beneficiariam se consumissem alimentos mais leves no jantar. O coração agradece!

O que é a luz azul e como ela nos afeta negativamente?

Este artigo detalha o que é a luz azul, que tipo de exposição é pior que outras, os efeitos que ela causa no sono e como mudar seus hábitos para melhor.

Como se minimiza a infecção por bactérias?

Você sabe como minimizar o risco de bactérias e germes? Faça o nosso teste e confira seus conhecimentos!

Doenças perigosas que ainda existem

Sarampo, escorbuto, febre tifóide, a peste – pensamos nessas doenças como coisas do passado. Infelizmente, esses males continuam atormentando as pessoas até hoje …

Transtornos de personalidade: quais são eles?

Qual é a diferença entre uma personalidade normal e uma personalidade patológica. Quais são os transtornos de personalidade? Informe-se aqui.

Erros que você deve evitar ao caminhar

Erros ao fazermos uma caminhada são mais comuns do que imaginamos. Aqui está uma olhada em alguns dos mais comuns que você deve evitar.

Sentindo-se inchado? Talvez seja por esses motivos

Você conhece essa sensação quando a barriga está tão inchada que você sente que precisa desabotoar o jeans e nada parece confortável? Estas são cinco causas comuns de inchaço e como tratá-lo e preveni-lo.

Veja como o chocolate amargo pode ajudar seu coração

Veja como o chocolate amargo pode ajudar seu coração, e uma revisão da pesquisa para apoiar essas afirmações.

A duração da vida do coronavírus

. Os primeiros estudos que testam quanto tempo o Sars-CoV-2 pode permanecer ativo no ar e nas superfícies começaram a surgir e nos ensinam que as medidas implacáveis ​​que estamos tomando não foram em vão. Confira!

10 Erros comuns que cometemos com nossos pets

Vamos ver quais são as coisas que você deve evitar na hora de cuidar do seu animalzinho e o que você deveria fazer no lugar delas!

A vacina Pfizer pode prevenir a Covid-19 com 90% de sucesso

A vacina Pfizer e BioNTech para Covid-19 promete ser 90% eficaz, mas o que mais se sabe sobre essa vacina e quando devemos esperá-la?

5 Erros que cometemos durante o banho

Tomar um bom banho de chuveiro é um dos prazeres do dia. Porém, para usufruirmos dos benefícios do banho, é bom saber o que talvez estamos fazendo errado. Confira!

A verdade por trás de 7 mitos comuns de saúde mental

Vamos dar uma olhada nos fatos reais por trás dos problemas de saúde mental, desde vícios a doenças como depressão e ansiedade.

Saiba o essencial sobre o Coronavírus

Trazemos até você informações idôneas e precisas sobre o surto mundial do Coronavírus e como reagir ao seu ataque. Informe-se aqui!

10 Casos médicos mais estranhos de 2019

O ano de 2019 foi repleto dos casos médicos mais estranhos que os cientistas nem tinham certeza se existiam antes de encontrarem pessoas sofrendo dessas 10 doenças. Confira!

Coronavírus:o que é, quais os sintomas e como se proteger

A seguir, você receberá informações idôneas sobre so que se trata o coronavírus, quais são os sintomas de contágio e como se proteger. Assista.

Como os Aparelhos Estão Mudando a Forma de Nosso Corpo

O que você costuma fazer enquanto espera um ônibus ou senta no metrô a caminho do trabalho? Fica usando o seu celular? Veja este vídeo com atenção.

55 Fatos curiosos sobre o corpo humano

Então, você acha que conhece bem biologia e fisiologia do corpo humano? Pode ser, mas vamos apresentar a seguir, rapidamente, 55 fatos sobre o nosso corpo que são de deixar de queixo caído. Confira!

Os casos de saúde mais bizarros de 2020

De uma alergia quase letal ao frio a urina verde, esses são certamente os casos médicos mais bizarros que aconteceram este ano, além da pandemia.

Alivie a ansiedade, TPM e inchaço com 3 chás naturais

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e a? produc?a?o de conteu?do online, mi?dias sociais e eventos, como forma de alcanc?ar cada vez mais pessoas e ajuda?-las a levar uma vida pra?tica, sauda?vel, balanceada e gostosa.

Alivie a ansiedade, TPM e inchaço com 3 chás naturais

Crédito: iStock

Durante o processo de emagrecimento, muitas pessoas acabam se queixando de sintomas como ansiedade, TPM e até mesmo o inchaço, como estes sintomas atrapalham a jornada para alcançar o corpo e a saúde ideal, hoje eu vou te mostrar como amenizar estes sintomas utilizando apenas ervas naturais.

O ideal sempre fazer o chá com as ervas secas ou frescas, já que conseguimos extrair mais fitoquímicos das ervas. Se por um acaso você só tiver o chá de saquinho a sua disposição, tudo bem, mas leia sempre os ingredientes para ter certeza que está comprando apenas a erva, evite chás que contem aromas em sua composição. Além disso, para extrair melhor a erva de saquinho você tem duas opções, uma é abrir o saquinho e jogar a erva na água quente e depois coar, ou utilizar dois saquinhos por receita.

Lembre-se que você não deve adoçar nenhum dos chás, nem com açúcar, nem com adoçante. No começo pode ser um pouco estranho para o paladar aceitar o chá sem açúcar, porém com o tempo, você se acostuma e consegue saborear melhor o chá sem adoça-lo.

Crédito: iStock

Sempre que bater aquela ansiedade por querer comer qualquer coisa, somente pelo hábito de comer, o chá de hortelã vai te ajudar muito!

Para fazer o chá basta ferver 300ml de água, colocar a água em uma xícara com um punhado de folhas de hortelã maceradas ou se não tiver as folhas frescas, utilize um sachê de chá de hortelã, abafe por 5 minutos e coe.

Antes de beber o chá, respire bem o aroma e o vapor que sai da xícara, quase que fazendo uma inalação, pois o mentol presente na hortelã emite sinais ao cérebro capazes de diminuir a ansiedade, assim você fica menos propensa a atacar aquela tranqueira no meio da tarde.

O ideal é consumir o chá sempre na hora que bater aquela ansiedade, você pode consumir até 3 xícaras deste chá por dia. Para ele fazer efeito, o melhor é consumi-lo quente, já que queremos inalar todo o aroma do chá, para potencializar os efeitos.

Crédito: iStock

Agora se o que tem te atrapalhado é a TPM (tensão pré-menstrual) a combinação da camomila com o dente-de-leão vai te ajudar.

Para fazer o chá basta ferver 300 ml de água, colocar em uma xícara com 1 colher de sopa de camomila e uma colher de sopa de dente-de-leão, abafar por 10 minutos e coar. A recomendação é consumir 300 ml pela manhã e 300 ml no meio da tarde, assim consegue controlar bem os sintomas da TPM.

Este chá você pode consumir quente ou gelado, e se quiser pode fazer em casa antes de sair e leva-lo pronto em uma garrafa térmica para consumir no trabalho. Depois de pronto, ele dura por até 12 horas.

Crédito: iStock

Está difícil ver um bom resultado na balança? Muitas vezes pode ser o inchaço que está te atrapalhando. Este chá, já aviso, não é uma delícia, porém é muito eficiente! A combinação da carqueja com a cavalinha tem uma ação diurética natural no nosso organismo, eliminando toda a retenção. Mas estas ervas são bem amargas, então a dica é adicionar uma canela em pau ou um anis estrelado para disfarçar o sabor.

Para fazer o chá basta ferver 600 ml de água com um pau de canela e/ou um anis estrelado por 5 minutos, depois desligar o fogo, adicionar uma colher de sopa de carqueja e uma colher de sopa de cavalinha, abafar por 10 minutos e coar.

Este chá é interessante tomar gelado pois o sabor amargo fica mais suave, então você pode fazer a infusão antes de dormir e deixar na geladeira, aí no dia seguinte é só consumir o chá até às 16:00. É importante que não consuma este chá depois das 16:00, pois como ele tem ação diurética, você pode ficar com muita vontade de urinar à noite, quando for dormir, e com isso atrapalhar a qualidade do seu sono.

Referência:
www.ibahia.com
www.tudoporemail.com.br
veronicalaino.blogosfera.uol.com.br

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo