Notícias

Sporting de Braga segue na Liga Europa mas falha apuramento direto para os oitavos

Sem equipas portuguesas, mas com portugueses: O que se segue na Conference League :: zerozero.pt

Sem equipas portuguesas, mas com portugueses: O que se segue na Conference League :: zerozero.pt

A primeira fase de grupos da Conference League ainda não chegou ao fim porque o encontro do Tottenham frente ao Rennes foi adiado, mas já são conhecidos quase todos os apurados para a fase a eliminar da competição.

Numa prova que continua sem equipas portuguesas, há portugueses em destaque nos bancos e nos plantéis de algumas das equipas apuradas.

Tal como acontece na Liga Europa, os primeiros classificados da Conference League entram diretamente para os oitavos de final, enquanto os segundos classificados jogam nos 16 avos da competição frente às equipas que caíram da Liga Europa.

Apurados para os oitavos: LASK Linz (AUS), Gent (BEL), Roma (ITA), AZ Alkmaar (NLD), Feyenoord (NED), Copenhaga (DIN), Rennes (FRA), Basel (SUI)

Apurados para os 16 avos e cabeças de série: Maccabi Tel Aviv (ISR), Partizan (SER), Bodo/Glimt (Noruega), Randers (DIN), Slavia Praga (CHE), PAOK (GRE), Vitesse (NED) ou Tottenham (ING), Karabakh (KAZ)

Apurados para os 16 avos e não- cabeças de série: Sparta Praga (CHE), PSV (NED), Leicester (ING), Fenerbahçe (TUR), Marseille (FRA), Midtjylland (DIN), Celtic (SCO), Rapid Wien (AUS)

Liga Europa: Braga tenta assegurar qualificação e garantir já os oitavos

Liga Europa: Braga tenta assegurar qualificação e garantir já os oitavos

O treinador Carlos Carvalhal disse que o Sporting de Braga está confiante para a recepção ao Estrela Vermelha, jogo que tem de vencer para apurar-se para os oitavos de final da Liga Europa de futebol.

Os bracarenses recebem os sérvios na sexta e última jornada do grupo F, equipa com a qual perderam na primeira ronda, há cerca de três meses (2-1).

“O Estrela Vermelha está a um nível idêntico, mas nós estamos muito melhor do que quando fomos jogar à Sérvia e os resultados atestam isso. Temos conseguido vitórias, golos, um equilíbrio muito grande, 19 golos e três sofridos nos últimos jogos”, disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Para Carlos Carvalhal, os jogadores do Sporting de Braga estão “confiantes no ponto certo”.

“Não é confiança de exuberância, mas nas nossas capacidades e no que podemos fazer. Se for assim, vamos conseguir o primeiro lugar do grupo, esse é o nosso grande objetivo”, disse.

Ao Estrela Vermelha também serve o empate para ficar em primeiro lugar, facto reconhecido por Carvalhal.

“Quem tem possibilidade de conseguir dois resultados em três, tem mais algumas cautelas, mas nós não vamos deixar de as ter também porque só podemos vencer se formos equilibrados. O adversário tem uma maturidade muito grande, é uma equipa muito batida, com muitos anos destas competições, mas do outro lado vai ter uma equipa muito irreverente, que sabe atacar e equilibrar-se para defender. Sabemos que os erros nestas competições custam caro”, disse.

O treinador referiu ainda que há três dias seguidos que Tormena, Al Musrati e Galeno “sobem para fazer a primeira parte do treino, mas só depois do aval positivo do departamento médico é que integram a convocatória”.

“São jogadores importantes, como todos para o treinador, mas sem eles a equipa continuou a corresponder porque o espírito de equipa é bom, tem uma ideia de jogo bem definida e os jogadores entendem-na. Esses jogadores só integram a convocatória se estiverem a 100 por cento. Estamos numa fase decisiva da época e não podemos perder jogadores. Jogadores em situação de risco não avançam, só se estiver a 100 por cento, não a 99, pode avançar”, garantiu.

Iuri Medeiros tem estado em destaque com várias assistências e Carlos Carvalhal notou que o esquerdino “é hoje um jogador completo”.

“Quando recebemos o Iuri, ele era meio jogador e hoje é um jogador completo, que defende, transita bem defensiva e ofensivamente e marca a diferença do ponto de vista técnico. Esse foi o desafio que lhe foi lançado e chegou a um ponto que pode ambicionar mais”, disse.

Na última ronda, há duas semanas, os bracarenses perderam por 3-2 com o Midtjylland, na Dinamarca, pelo que só uma vitória lhes garante o primeiro lugar do grupo e a consequente passagem directa à fase seguinte da competição.

O extremo Ricardo Horta, melhor marcador do Sporting de Braga, garantiu empenho máximo para bater o Estrela Vermelha, na quinta-feira, na sexta e última jornada do grupo F da Liga Europa de futebol.

“A equipa está confiante e preparada para o desafio de amanhã [quinta-feira]. Trabalhámos bem o jogo, estivemos a aprimorar os últimos detalhes no treino e sinto a equipa muito confiante para o jogo. Sabemos que é muito importante para nós e para o clube e queremos conquistar a vitória para dar uma alegria aos nossos adeptos”, disse o ‘capitão’ da equipa na conferência de imprensa da partida.

Questionado sobre se o Estrela Vermelha está melhor ou pior do que há três meses, quando as equipas se defrontaram na Sérvia, na primeira jornada do grupo (derrota por 2-1), Ricardo Horta considerou que os bracarenses devem olhar mais para si próprios.

“O Estrela Vermelha é um adversário forte, está em primeiro no grupo, mas queremos alterar essa classificação. Estamos muito focados em nós próprios, na nossa tarefa e no que podemos fazer. Sabemos das debilidades do adversário e vamos empenhar-nos ao máximo para conquistar os três pontos”, disse.

Ricardo Horta, de 27 anos, marcou seis golos nos últimos cinco jogos e admite estar num bom momento, mas notou que “a época ainda vai quase a meio”.

“Mas, sim, estou a atravessar um bom momento. Temos vindo a melhorar bastante o nosso nível, a melhorar nos golos sofridos, tínhamos que aprimorar isso, estou a exibir-me a um bom nível, tal como toda a equipa. Já cometemos alguns erros, mas já é passado, já falámos sobre eles. Estamos focados no jogo de amanhã [quinta-feira], que é importante para o clube porque nos pode dar acesso aos oitavos de final, vamos entrar com tudo para vencer”, disse.

Sem um objectivo especial em mente, Ricardo Horta frisou tentar “ajudar a equipa” com golos e assistências, contributos próprios de um jogador da sua posição, notou.

A 10 golos de igualar o melhor marcador de sempre do clube, Mário (82/92), Ricardo Horta disse que se conseguir atingir esse recorde “é muito bom sinal, mas os recordes pessoais vêm de bons colectivos”.

“Não sou só eu a atravessar um bom momento, o Iuri [Medeiros] e o Vitinha também estão, por exemplo. O colectivo é que faz destacar as individualidades e o Braga está a melhorar a cada dia que passa”, disse.

Sporting de Braga, segundo classificado do grupo F, com nove pontos, e Estrela Vermelha, primeiro, com 10, defrontam-se a partir das 21:00 desta quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo italiano Marco Guida.

GYS // LG // NFO

Sporting de Braga procura quinta presença nos oitavos

O Sporting de Braga procura, na quinta-feira, garantir presença nos oitavos de final da Liga Europa de futebol pela quinta vez, tendo, para isso, de vencer na receção ao Estrela Vermelha, na derradeira jornada do grupo F.

Sporting de Braga procura quinta presença nos oitavos

© Global Imagens

08:46 – 07/12/21 porLusa

DesportoLiga Europa

À entrada para a sexta e última ronda, os bracarenses ocupam o segundo lugar, com nove pontos, menos um do que os sérvios (10) e mais um face aos dinamarqueses do Midtjylland (oito), que, na jornada anterior, venceram os minhotos, por 3-2.

Desta forma, o conjunto comandado por Carlos Carvalhal está obrigado a vencer o Estrela Vermelha para ‘carimbar’ o primeiro posto do grupo e o consequente apuramento para os oitavos de final da Liga Europa.

Se empatar ou perder com os sérvios, o Braga só garantirá o segundo posto se o Midtjylland não vencer na visita aos búlgaros do Ludogorets, que são últimos do grupo, com apenas um ponto, sendo que, em caso de igualdade pontual, os ‘arsenalistas’ terão vantagem sobre os nórdicos na diferença de golos no confronto direto, tendo em conta que venceram por 3-1 em casa.

Ao contrário do primeiro lugar, a segunda posição dos grupos da Liga Europa não dá qualificação direta para os ‘oitavos’, mas sim para os 16 avos de final, nos quais os ‘vices’ da competição vão jogar um ‘play-off’ com os terceiros classificados da Liga dos Campeões, para definir quem segue em frente na segunda prova mais importante do ‘velho continente’.

Já o terceiro posto do grupo obrigará o Sporting de Braga a ser relegado para a Liga Conferência Europa, também aí enfrentando um ‘play-off’ para os 16 avos de final, com um segundo classificado da mais recente competição europeia de clubes.

Após dois triunfos seguidos para a I Liga, o último sobre o Estoril Praia, que lhes permitiu consolidar a quarta posição do campeonato, os minhotos têm agora a possibilidade de ‘agarrar’ uma vaga nos oitavos de final da Liga Europa, algo que aconteceu em quatro ocasiões, a última em 2015/16, então sob o comando de Paulo Fonseca, que levou a equipa aos ‘quartos’ da competição.

Em 2006/07 e 2008/09, ainda na Taça UEFA, o Braga também atingiu os oitavos de final, tal como sucedeu em 2010/11, já na Liga Europa, numa edição na qual disputou e perdeu a final com o FC Porto, em Dublin.

Para lá chegar novamente, a equipa minhota contará com a capacidade goleadora de Ricardo Horta, que volta a estar em plano de evidência esta época, tendo anotado, até ao momento, 12 golos, nove na I Liga — na qual é o segundo melhor marcador — e três na fase de grupos da Liga Europa.

Sporting de Braga e Estrela Vermelha jogam na quinta-feira, a partir das 20:00 (hora de Lisboa), no Estádio Municipal de Braga.

No mesmo dia, outros dois treinadores portugueses vão tentar levar as respetivas equipas aos oitavos de final.

O Spartak de Moscovo, de Rui Vitória, é segundo colocado do grupo C, com sete pontos, menos um do que o líder Leicester (oito) e em igualdade com o Nápoles. Os moscovitas visitam o Legia Varsóvia (seis), enquanto ingleses e transalpinos jogam entre si.

Já no grupo D, o Olympiacos, de Pedro Martins, tem assegurado, pelo menos, o segundo lugar e a continuidade na Liga Europa, restando-lhe saber se segue diretamente para os ‘oitavos’ ou se ainda vai aos ‘play-offs’ dos 16 avos de final.

Para ‘agarrarem’ o primeiro posto, os gregos, com nove pontos, têm de vencer no reduto do já afastado Antuérpia, último, com dois, e esperar que o líder Eintracht Frankfurt (11 pontos) perca em casa do Fenerbahçe (cinco), formação treinada por Vítor Pereira, que está na terceira posição e já relegada para a Liga Conferência Europa.

Cancún desde 556€ ida e volta!

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Apresentamos-lhe ‘Os Originais’: Nunca comeu frutos secos como estes!

Seja sempre o primeiro a saber.Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.Descarregue a nossa App gratuita.

Regras de conduta dos comentários

11.300€

61.900€

16.990€

17.400€

22.900€

31.470€

Signos preguiçosos. O seu é um deles?

Morreu o DJ português Magazino

Ómicron: Novo confinamento mundial à vista? O que diz a ECDC

Rainha Letizia recupera botas vermelhas sedutoras em visual elegante

Luísa Castel-Branco revela foto do filho mas avisa: “É muito bem casado”

Portugal entre os dois cenários mais graves para o outono-inverno

Apple pronta para remover um dos elementos mais ‘polémicos’ do iPhone

Conceição suspenso por 15 dias. Presença no jogo com o Benfica em risco

Atestados médicos de incapacidade poderão ser passados sem presença

As opções do Google Maps que todos deviam conhecer

Os 10 jogos que passam na TV e que não pode perder no fim de semana

Nem um tostão: A lista de jogadores livres no mercado

Hooligans voltam a atacar em Portugal: Polícia teve de intervir em Braga

Sporting ataca arbitragem do dérbi: “Alguém nos impediu de vencer”

Lá fora: Colapso total, o coração não basta e a batalha final

Por cá: Alerta máximo no leão, jackpot na Luz e Galeno só valeu play-off

Paços de Ferreira e Gil Vicente abrem a 14.ª jornada da I Liga

Hóquei em patins: Benfica vence dérbi… que aqueceu

Benfica revela bastidores do jogo que valeu a qualificação na Champions

Referência:
www.zerozero.pt
lux24.lu
www.noticiasaominuto.com

Botão Voltar ao Topo