Notícias

Minas estuda retomada obrigatória às aulas presenciais ainda este ano

Minas estuda retomada obrigatória às aulas presenciais ainda este ano

Minas estuda retomada obrigatória às aulas presenciais ainda este ano

Minas estuda a possibilidade de tornar obrigatório o retorno dos alunos às escolas de forma presencial ainda este ano. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (14), durante coletiva de imprensa realizada em Belo Horizonte. 

Hoje, a presença dos estudantes nas salas de aula é opcional. O assunto veio à tona após o estado de São Paulo anunciar a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais. 

“Há chance sim (de voltar a ser obrigatória em Minas). É o próximo ponto, estamos discutindo agora o distanciamento. Hoje a sala não tem limite de alunos, a limitação se dá pelo distanciamento. A nossa expectativa é que o nosso grupo técnico discuta, com esse novo cenário que vem melhorando semanalmente, e a gente consiga tirar os 90 cm, permitindo retorno integral de todo aluno à sala de aula de forma obrigatória”, disse. 

Segundo o titular da pasta, é preciso, no entanto, uma atenção especial aos alunos imunocomprometidos e com doenças crônicas, que são mais vulneráveis ao vírus. 

Existem algumas ponderações. Para esses estudantes, talvez o risco ainda neste momento seja maior ao retorno da aula. Mas a ideia das secretarias de Saúde e Educação é que a gente consiga sim de forma segura retornar com todas as atividades presenciais nas escolas de Minas”, concluiu. 

Protocolo atual

Também durante a coletiva, o secretário confirmou o atual protocolo sanitário para as aulas presenciais, que agora permite ocupação de 100% das salas e dos demais espaços nos colégios e transporte escolar. O limite anteriormente permitido era de 50%.

As novas regras destacam que todos os estudantes podem comparecer às salas, desde que seja mantido o distanciamento de 90 cm nos ambientes. Além disso, o uso de máscara e todos os aparatos de higiene seguem obrigatórios em todas as instituições. Em Belo Horizonte, o retorno de 100% está marcado para 18 de outubro.

“É um momento favorável em relação aos indicadores. Diante disso, a gente dá um passo de cada vez. A equipe técnica nossa lançou nova versão diante desse crescimento da vacinação, redução da disseminação do vírus e boa adesão das escolas às diretrizes do Minas Consciente e protocolos, o que é muito importante. Tivemos poucos surtos em escolas e a adesão tem sido com grande sucesso, além do benefício, claro, do retorno escolar e desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes”, finalizou.

Leia mais: Covid-19: Volta à ‘normalidade’ pode gerar ansiedade por medo de contágio Governo de Minas autoriza retorno de 100% dos estudantes às aulas presenciais ’Um alívio’, comemoram adolescentes de 12 anos após primeira dose contra a Covid-19 em BH

Referência

Minas estuda retomada obrigatória às aulas presenciais ainda este ano
www.hojeemdia.com.br

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo