Brésil

Agosto apresenta redução de 12% no número de acidentes

Agosto apresenta redução de 12% no número de acidentes

Dados da Guarda Municipal de Trânsito (GM) apontam que nos 31 dias do mês de agosto foram registrados 151 acidentes no perímetro urbano de…

Agosto apresenta redução de 12% no número de acidentes

EM SORRISO

Reprodução

Dados da Guarda Municipal de Trânsito (GM) apontam que nos 31 dias do mês de agosto foram registrados 151 acidentes no perímetro urbano de Sorriso. Do total, 73 ocorrências resultaram somente em danos materiais e 78 demandaram o socorro a vítimas. Vale lembrar que quando não há vítimas, a GM faz o registro da ocorrência, o Boletim de Acidente (BA). Nas demais, que resultam em feridos, a GM dá suporte ao Corpo de Bombeiros, que é quem presta socorro aos acidentados.

Os números de agosto representam uma redução de 12% quando comparados aos números de julho, que fechou com 171 ocorrências (82 delas com vítimas). Quando comparado a junho, a redução é bem sutil, de 2%, já que o sexto mês deste ano registrou 155 ocorrências, sendo 71 com vítimas.

Se for colocado na balança o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 14%. Em agosto de 2020, Sorriso registrou 132 acidentes, sendo 65 deles com feridos. Já em 2019, foram 136 ocorrências, com 76 vítimas. As vias recordistas de vítimas em agosto deste ano, de acordo com o levantamento, foram as avenidas Perimetral Sudoeste, Blumenau, Tancredo Neves, Natalino Brescansin, Idemar Riedi, Luiz Amadeu Lodi e Imigrantes.

“Sem dúvida, esta redução é muito significativa, pois são 20 acidentes a menos de um mês para o outro e, o que é mais importante ainda, quatro ocorrências a menos com feridos”, comenta o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, sem esconder que a expectativa era alcançar uma redução ainda maior. “Estamos trabalhando de forma intensa nas ações de reforço de sinalização e, principalmente, na fiscalização da Lei Seca”, acrescenta, informando que outra dobradinha também tem sido responsável por muitas ocorrências: a alta velocidade e a imprudência.

E justamente os números de agosto mostram todos os 78 acidentes com vítimas registrados em agosto envolveram motocicletas, justamente um veículo em que condutor e passageiro ficam expostos. “Não são apenas números, são pessoas que terão de dar uma pausa na sua rotina para se recuperar, que tiveram de ocupar hospitais, passar por cirurgias, se afastar do trabalho, quando o pior não acontece”, lamenta o secretário. Mas muitas vezes, o “acontecer” pode ser evitado.

O gestor explica que palavras como prudência, cuidado, respeito, empatia, gentileza, calma, tranquilidade devem estar mais presentes no repertório de condutores, assim como de pedestres. Outra dica de ouro é deixar o pezinho do acelerador mais leve e sempre agir prevenindo acidentes. “Não tem como estar no trânsito e pensar só em si mesmo, é indispensável ficar de olho em todos que estão na via, observar a sinalização e respeitar a legislação”, ensina Moura.

A tabulação dos dados pela GM, que integra a Semsep, ajuda justamente a mapear os pontos mais críticos e, com isso, promover ações para evitar novas ocorrências, seja instalando linhas redutoras de velocidade, faixas de pedestre, novas rotatórias, entre outros dispositivos.

Referência

Agosto apresenta redução de 12% no número de acidentes
www.obomdanoticia.com.br

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo